Secretaria de Cultura no Twitter  Secretaria de Cultura no YouTube  Secretaria de Cultura no Facebook

Revista 

nuvem de tags

contemporanea   coro   curta-   estado   lorca   manuel-da-costa-pinto   maria   polemico   praca-15   tecnologia

nuvem de tags
Notas

Quarta-feira, dia 23, às 19 h, a Galeria Laura Alvim lança o catálogo da exposição Pouco a Pouco, de Marilá Dardot, e uma visita guiada com a artista e a curadora Gloria Ferreira. Grátis.

22/07/2014


Guia Cultural Vale do Café ganha versão online. Confira aqui.

17/07/2014


As inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio foram prorrogadas até dia 10 de julho, quinta-feira. Confira o regulamento e se inscreva no site do festival.

01/07/2014


Estão abertas as inscrições até 30/07 para o projeto Um Golpe, 50 olhares, uma produção colaborativa 50 vídeos de 1 min sobre a ditadura militar. Mais informações acesse o site.

24/06/2014


todas as notas

Visitantes do mundo inteiro virão ao Rio de Janeiro para encontro católico com o Papa Bento XVI

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada em julho de 2013

Matérias 27.02.2012 deixe aqui seu comentário

Video Oficial Logo JMJ Rio2013

Maior evento da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude acontece todo ano nas dioceses de todo o mundo. Prevê, ainda, para cada dois ou três anos, um encontro internacional de jovens com o Papa, numa grande celebração da juventude. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu milhares de jovens de mais de 190 países. A próxima será de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. A previsão é de que quatro milhões e meio de jovens participem da JMJ.


No último dia 7 de fevereiro, em cerimônia realizada na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória, o Comitê Organizador Local (COL/Rio) da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) apresentou a logomarca oficial da JMJ Rio2013, idealizada por Gustavo Huguenin, de 25 anos, natural da cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio.  O jovem sagrou-se vencedor no concurso para a escolha do símbolo do evento, selecionado dentre mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo.


 Na ocasião, o presidente do Comitê e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, ressaltou a responsabilidade de se sediar um evento deste porte.


 - Teremos jovens do mundo inteiro para uma experiência de convivência, fraternidade, encontros e valores importantes. Estaremos influenciando o presente e o futuro do mundo. Temos essa grata alegria, mas é uma grande responsabilidade. O Rio de Janeiro está feliz por acolher a todos. Aqui está um coração que bate e os braços abertos do Cristo Redentor para acolher e dizer: venham, façam conosco a experiência de estar juntos, na presença de Deus e no espírito de paz e fraternidade – ressaltou.


No momento da apresentação da logo, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores verde e amarelo, em referência ao país sede da próxima JMJ.


Gustavo Huguenin disse estar feliz com a premiação e realizado por participar de um evento tão grandioso e importante para o Rio de Janeiro e o Brasil.


- Estou feliz , realizado pelo prêmio e por participar da JMJ. Espero que a Jornada traga bons frutos para o Rio de Janeiro e que todos os brasileiros sejam atingidos com uma mensagem de paz, alegria e força. Minha inspiração ao fazer a logomarca foi transmitir uma imagem com conteúdo espiritual para falar de Deus para todas as pessoas, com as cores da nossa bandeira, e a cruz simbolizando a fé.  Foi uma atitude de fé participar desse concurso – frisou.


O jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e web designer em seu próprio escritório. Gustavo participa de grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) desde os 19 anos. É Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e faz parte do setor de Comunicação da RCC nacional.


Voluntários


Cerca de 6 mil voluntários já se inscreveram para a JMJ Rio2013. A expectativa é alcançar 60 mil. A estudante Alessandra Sala, de 21 anos, cursa gastronomia na Universidade IBMR, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e será voluntária da JMJ. De família católica e integrante da Comunidade cristã Shalon, do Catete, zona sul do Rio, ela  está entusiasmada.


- Estou muito feliz e ansiosa por participar da JMJ, (mas), em primeiro lugar, para servir à Igreja Católica, manter contato com outros jovens do país e do mundo, além de conhecer um evento grandioso como esse junto com o Papa. Espero, ainda,  trocar experiências  sobre a fé em Deus – declarou Alessandra, que já se inscreveu no grupo de voluntários  encarregado de fazer as traduções do inglês para o português e vice e versa, de todas as publicações a serem divulgadas sobre o encontro.


Programação


Não menos empolgado está Gustavo Costa Ribeiro, de 21 anos, estudante de relações internacionais na PUC/Rio, membro da paróquia Nossa Senhora da Guia, no Lins de Vasconcelos, e integrante da equipe de coordenação de atos culturais do comitê organizador local da JMJ- Rio 2013. Ex-observador da Arquidiocese do Rio no comitê organizador da JMJ, em agosto de 2011, na cidade espanhola de Madri, declara seu entusiasmo pelo evento no Rio.


- A Jornada vai além do número de participantes previsto para o evento. Será ainda uma avalanche cultural por toda a cidade, que vai vender e respirar a cultura carioca e brasileira para o mundo. Será uma boa oportunidade de estabelecer o diálogo entre a Igreja Católica e a arte, através de inúmeras manifestações culturais programadas para o encontro.A riqueza cultural  vai ultrapassar os limites entre as diversas religiões, representando também um bom teste para a cidade, que vai sediar grandes eventos nos próximos anos,  dando maior visibilidade ao Rio para o resto do mundo – observou ele.


Segundo Gustavo,  durante a JMJ, a programação cultural deverá ocupar 27 palcos espalhados pela cidade, com shows, teatro e dança, cada um representando a cultura de um determinado estado do Brasil ou um país. Para isso, a partir de abril será disponibilizado um formulário no site da JMJ – www.rio2013.com – para a inscrição de propostas culturais, durante seis meses. A expectativa, de acordo com Gustavo, é selecionar cerca de mil projetos para a semana do evento, que deverão ser apresentados também em centros culturais e museus da cidade. Entre as atividades previstas, já está programada uma exposição de obras raras do  Museu do Vaticano, em local ainda indefinido no Rio.


Ele informou também que a programação completa da Jornada deverá ser anunciada em janeiro de 2013.  


Antes disso, porém, o Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul, em preparação para a JMJ RIO2013. 


Colaboração de Ascom



 indique para amigo         versão para impressão

 permalink

Compartilhe:   facebook   twitter   orkut   delicious   digg   technorati   google   stumbleUpon


tags

jornada-mundial-da-juventude

comentários

Não há comentários até o momento.


* campos obrigatórios














500 caracteres restantes


Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação