Secretaria de Cultura no Twitter  Secretaria de Cultura no YouTube  Secretaria de Cultura no Facebook

Revista 

nuvem de tags

-carvalho-   apafunk   conservatorio-brasileir   iacovino   matanza   outubro   paulo-jose   producers-network   solar-de-botafogo   vinil69

nuvem de tags
Notas

O cinema do Rio Grande do Sul é homenageado no CCBB. Com 14 longas e 28 curtas lançados a partir de 2000, a Mostra Polo Audiovisual – MOPA acontece de 19/11 a 01/12, no CCBB Rio.

19/11/2014


Até 16/11, de 20h às 23h, acontece o 1º Festival da Canção de Vassouras, no centro da cidade, com premiação para o 1º, 2º e 3º lugar, além de melhor intérprete e música mais popular.

14/11/2014


Nos dias 15 e 16/11, às 16h, a Casa Daros apresenta a mostra gratuita Cinema Novo no Parque Lage, com exibição de Macunaíma e Terra em Transe. Distribuição de senhas uma hora antes na recepção.

14/11/2014


A peça Makunaíma, o Outro estreia no dia 20/11, às 19h30 no CCBB, pondo no palco uma divindade indígena mágica e transformadora. R$10 (inteira) e R$5 (meia). Até 18/1.

14/11/2014


todas as notas

Na reta final da batalha do passinho

Último embate da competição de dança nas comunidades é neste domingo, dia 25

Matérias 23.09.2011 1 comentário

Registro de um dos duelos da Batalha do Passinho  (Crédito: Reprodução / You Tube)

Quando faltou luz durante a etapa eliminatória da Batalha do Passinho do menor no Andaraí, no último dia 17, o momento de indecisão não durou muito. Após uma rápida negociação com o dono do boteco ao lado, e com o som plugado na tomada alheia, o duelo tomou o asfalto e foi feito no meio da rua. De 40 jovens inscritos na comunidade, sete passaram para a grande final. Somando as três comunidades que participam desta primeira Batalha, 21 dançarinos vão estar do último embate neste domingo, dia 25, no Sesc Tijuca, com direito a mais 20 correndo por fora através da repescagem.


A etapa do Andaraí foi apenas uma entre as três. No alto do Morro do Borel, no dia 16, 50 jovens mostraram seus dotes como dançarinos, se apropriando de referências que vão do hip hop ao frevo, passando pela capoeira, o break e o balé. De lá, seis ‘menores’ (há também jovens adultos na competição) foram selecionados, como explica Júlio Ludemir, responsável pelo evento em parceria com Rafael Nike: “Foi uma etapa mais ‘fofa’, com mais jovens e crianças”.


Situação diferente foi encontrada no Morro do Salgueiro, segundo Ludemir: “Cerca de mil pessoas vibraram durante a eliminatória, confirmando a expressão de que o Salgueiro realmente é um ‘Caldeirão’”. Na quadra da comunidade, os sessenta jovens inscritos criaram um panorama da dança, feita a partir de vídeos do You Tube. Com muita disposição, dançarinos da Cidade de Deus, Cantagalo, Chapéu – Mangueira e até Nova Iguaçu competiram com outros da própria localidade. No final, oito dançarinos passaram para o grande duelo do dia 25: “Foi algo próximo do apoteótico, a torcida invadiu a quadra e parecia comemorar um titulo de futebol”, brinca Ludemir.


Com ‘menores’ entre dez e 22 anos, os finalistas se revezam entre meninos que brincam durante o recreio no colégio e jovens que participam de duelos em bailes funks. Na hora de selecionar a comissão julgadora da Batalha, foram escolhidos diversos nomes que se propuseram a potencializar e divulgar o Passinho do menor, como a jornalista e pesquisadora Ivana Bentes e o escritor Marcus Faustini. De quebra, o cineasta Emílio Domingos prepara também um documentário sobre o tema.


Colaboração de Gustavo Durán



 indique para amigo         versão para impressão

 permalink

Compartilhe:   facebook   twitter   orkut   delicious   digg   technorati   google   stumbleUpon


tags

passinho-do-menor

comentários


This content will be replaced when pagination inits.


* campos obrigatórios














500 caracteres restantes


Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação