

Estão abertas as inscrições para a oficina que o francês Maurice Durozier, do Théatre du Soleil, ministrará no Armazém da Utopia (Cais do Porto), entre 18 e 22/05. Mais informações aqui.
16/05/2013
Estão abertas até o dia 20/05 as inscrições para a 4ª edição da Revista Machado de Assis, editada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Mais informações, aqui.
15/05/2013
Estão abertas as inscrições para a edição 2013 da Semana do Audiovisual - SEDA, maior festival de cinema livre do país. Interessados devem inscrever-se aqui.
14/05/2013
O Prêmio Rio Sociocultural divulgou os finalistas de sua quarta edição. Projetos de Cabo Frio, Maricá, Duas Barras e Casimiro de Abreu constam pela 1a vez da lista. Veja todos os finalistas aqui.
10/05/2013
Franklin Cassaro faz exposição individual na Casa de Cultura Laura Alvim
Artista apresenta esculturas de alumínio em diferentes formatos
Matérias 27.06.2012 deixe aqui seu comentário
Espacial é a individual do artista carioca Franklin Cassaro, com curadoria de Fernando Cocchiarale, que a Galeria Laura Alvim, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), abre, na quarta-feira, 27 de junho, às 19h, com dezenas de esculturas de formatos díspares em papel alumínio de diversos tipos.
A exposição é um resumo do processo criativo de Cassaro e a primeira em que mostra grupos tão distintos de trabalhos, datados de 2001 a 2012, desde os Infláveis, pelos quais o artista é mais conhecido, aos Recicloides, esculturas híbridas de bichos e robôs.
Em comum, os trabalhos têm o papel alumínio como material, em suas diversas aparências. O artista não usa qualquer instrumento na feitura das esculturas. Elas são criadas manualmente.
Os três Infláveis desta mostra são inéditos. O maior, de plástico laminado com alumínio semitransparente, ocupa toda a área de uma das salas da Galeria Laura Alvim, de 24 metros quadrados. Outro trabalho deste grupo é Cardume venusiano, sacos voadores soltos no espaço expositivo, submetidos a um vento estudado, formando um fluxo que circula pela sala. Os sacos são envelopes de CD, coloridos por fora e dourados ou prateados por dentro, que com o vento, produzem som. A terceira peça inédita é Laika meuamor, uma gaiola com a reprodução inflável da cadela Laika, o primeiro ser vivo enviado ao espaço sideral pelos soviéticos no Sputnik -1, em 1957.
No Gabinete de curiosidades alienígenas, Cassaro monta ambiente com mobiliário e vitrines com dezenas de peças pequenas em alumínio prateado comum - vermes, pássaros, crânios, pedras e fragmentos de animais.
O alumínio colorido aparece nos Recicloides, seres que são um misto de bicho e robô. O material é o usado em embalagem de bombons artesanais. Nesse grupo estão cinco fêmeas “fatais”, como adjetiva o artista - mulher mantis[louva-deus], medusa, mulher escorpião, lady joaninha, com grandes garras, e viúva negra - e perereca trepadeira, falsa coral verdadeira e velociraptor cor-de-rosa, entre outros. Os Recicloides são minuciosamente detalhados, tanto quanto joias, segundo o artista.
Em Desenhos mordidos, a imagem é produzida pelas mordidas do artista sobre o papel, que resultam em formas semelhantes a esqueletos.
Além do material - papel alumínio de vários tipos, comum a todos os trabalhos, Cassaro faz um paralelo entre a evolução dos seres e a da sua produção. Ele acrescenta, testa, uns desaparecem, alguns são registros fósseis, que não voltam mais a ser feitos, e outros, evoluem.
Franklin Cassaro [Rio de Janeiro, 1962], formado em Administração de Empresas e Analista de Organização e Método [O&M], estudou escultura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ele tem obras nos acervos do MAM Rio, MAM SP, Museu Nacional de Belas Artes, Coleção Gilberto Chateaubriand, entre outros.
Suas primeiras individuais foram, em 1988, na Galeria Macunaíma | Funarte, RJ, e no MAC São Paulo. Desde então, Cassaro fez mostras solo em várias capitais brasileiras e na Alemanha e Austrália. Participou de dezenas de coletivas no Brasil e no exterior, incluindo a Bienal do Mercosul de1999 e a Bienal de Havana de 2000.
O catálogo de Espacial será lançado e distribuído durante a visita guiada com o artista e o curador, dia 11 de julho, com entrada franca.
Colaboração de Teresa Souza
indique para amigo
versão para impressão
permalink
Compartilhe:
tags
Não há comentários até o momento.

comentários