Conheça nossas bibliotecas
Secretaria de Cultura no Twitter  Secretaria de Cultura no YouTube  Secretaria de Cultura no Facebook

Revista 

nuvem de tags

clint-eastwood   desfile-das-campeas   dialogo   dona-cano   dona-ivone-lara   nana-caymmi   opes   pora   riodejaneiro   stevie-wonder

nuvem de tags
Notas

Estão abertas as inscrições para a oficina que o francês Maurice Durozier, do Théatre du Soleil, ministrará no Armazém da Utopia (Cais do Porto), entre 18 e 22/05. Mais informações aqui.

16/05/2013


Estão abertas até o dia 20/05 as inscrições para a 4ª edição da Revista Machado de Assis, editada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Mais informações, aqui.

15/05/2013


Estão abertas as inscrições para a edição 2013 da Semana do Audiovisual - SEDA, maior festival de cinema livre do país. Interessados devem inscrever-se aqui.

14/05/2013


O Prêmio Rio Sociocultural divulgou os finalistas de sua quarta edição. Projetos de Cabo Frio, Maricá, Duas Barras e Casimiro de Abreu constam pela 1a vez da lista. Veja todos os finalistas aqui.

10/05/2013


todas as notas

Eles cantam Los Hermanos

O site Musicoteca homenageia o grupo com interpretações de seus clássicos por músicos da nova geração. O álbum online e gratuito estará disponível a partir de abril

Matérias 08.03.2012 deixe aqui seu comentário

A artista plástica Luyse Costa criará uma ilustração para cada uma das 33 faixas. Acima, 'A Flor' e 'Sentimental'

A artista plástica Luyse Costa criará uma ilustração para cada uma das 33 faixas. Acima, 'A Flor' e 'Sentimental'  (Crédito: Luyse Costa)

Uma despedida com a comoção de final de Copa do Mundo comprovou que o quarteto barbudo deixou milhares e milhares de órfãos depois de uma década de carreira. Cinco mil fãs dos Los Hermanos lotaram a Fundição Progresso, por três dias seguidos, em 2007. Cinco anos após o jejum, o grupo presenteia os fãs com 23 shows, a partir de abril, para celebrar os quinze anos de sua fundação. E as comemorações não terminam por aí: até tributo em forma de coletânea os Hermanos vão ganhar. O site Musicoteca convidou 35 artistas para interpretarem alguns dos clássicos da banda em um disco inédito, com distribuição gratuita e online.


Quem está com a tutela do projeto Re-trato é o produtor Pedro Ferreira, um dos editores do portal que estimula a produção independente de jovens talentos. “Los Hermanos é a banda que mais influenciou a nova safra da música brasileira. Começaram independentes, mas conseguiram fãs e reconhecimento da crítica. A proposta era fazer novas interpretações para os clássicos de uma geração”, explica Ferreira, animado com a cria.


A escolha de quem iria dar nova voz para as baladas românticas (e roqueiras) dos quatro álbuns do grupo carioca também ficou por conta da equipe do Musicoteca. A seleção foi eclética e surgiu de um critério: “Escolhi artistas que foram influenciados pelo grupo ou que admiravam as atitudes da banda”, enumera Ferreira. O time traz novos nomes como Do Amor, Cícero, 5 a seco, A banda mais bonita da cidade, entre outras revelações. E há ainda alguns veteranos, como Lula Queiroga, Nervoso e os Calmantes e Velhas Virgens.


A decisão de quem assumiria quais faixas do aclamadp repertório, por sua vez, foi em parte guiada, outra parte espontânea: “Enviava uma lista com opções para as bandas escolherem. Wado e Tiago Iorc escolheram a mesma música: Morena. E vai entrar assim. Só que a de Iorc vai ser uma versão acústica”,  descreve Ferreira, acrescentando a exceção para este método: “A única banda que já fizemos o convite com a música escolhida foi a Velhas Virgens. Queríamos que eles interpretassem Anna Júlia, que tem toda essa história polêmica e relação desgastada com os Hermanos. E o resultado foi surpreendente, saiu leve, eles colocaram até uma orquestra”, adianta.


O tecladista Vinicius Nisi, d'A banda mais bonita da cidade, é outro que comemora a interpretação dele e de seus parceiros de grupo para Dois barcos, do álbum 4. Mas confessa que, no início, ficou receoso com a ideia de uma releitura. “Sempre corre o risco de soar prepotente. Lembro que, quando lançaram um tributo superbacana para o Rush, eu vi uma entrevista do baterista dizendo que tinha odiado. Ele dizia que todos queriam mostrar que conseguiam tocar melhor que o Rush, fazer versões mais difíceis. Então, nosso cuidado foi para que fosse uma homenagem. É como a nossa banda tocaria aquela canção, com as nossas características”, adianta.


O álbum Re-trato não corre o risco de ser desprezado pelo próprio quarteto que venera. Os Hermanos estão cientes do projeto de releituras e gostaram do que já foi mostrado. “Antes de saber quem ia interpretar as músicas, eles já tinham topado. E agora temos recebido muitas mensagens de carinho dos integrantes. A fan page oficial do Facebook deles, inclusive, divulga as novidades do Re-trato”, comemora Ferreira. Mas o produtor admite que os fãs exigentes do quarteto chegaram a assustar: “Tivemos receio, eles têm admiradores muito rigorosos. Antes, lançamos uns miniclipes na internet e tivemos algumas respostas. Deu  tempo de mudar algumas coisas antes das gravações no estúdio”.


Além do álbum duplo da coletânea, com algumas faixas bônus track, que estarão disponíveis, a partir de abril, nas redes sociais da Musicoteca, Pedro Ferreira preparou outro mimo para os fãs. Trinta e três ilustrações da artista plástica Luyse Costa, uma para cada faixa, virão junto com o download. Duas das prévias, você confere na foto que ilustra a matéria.


Confira aqui quatro faixas que estarão no álbum, interpretadas Do Amor, Phillip Long, Por Nuvens e Velhas Virgens


Colaboração de Camila Crespo



 indique para amigo         versão para impressão

 permalink

Compartilhe:   facebook   twitter   orkut   delicious   digg   technorati   google   stumbleUpon


tags

los-hermanos

retrato

musicoteca

comentários

Não há comentários até o momento.


* campos obrigatórios














500 caracteres restantes


Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação