fbpx

Casa França-Brasil


A Casa França-Brasil, desde 1990, é um dos centros culturais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

casa-franca-brasil

Nestes mais de 30 anos como Centro Cultural, a Casa França-Brasil oferece programação diversificada, como exposições de artes visuais, mostras de vídeo e cinema, performances, entre outros eventos culturais, sendo um local de acesso amplo e democrático para públicos com interesses e faixas etárias distintas.

Como edificação histórica, a Casa França-Brasil é muito visitada por estudantes e professores de história, arquitetura e por turistas.

Em 1938, o prédio foi tombado pelo antigo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o atual IPHAN. Quando um bem cultural é tombado pelo poder público, significa que foi reconhecido como merecedor de destaque, e, portanto, merecedor de ações que o preservem.

Este prédio histórico, de estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny, por encomenda de D.João VI, e inaugurado em 13 de maio de 1820, visando a instalação da Primeira Praça do Comércio da Cidade do Rio de Janeiro.

Em 1824, o prédio passou a ser ocupado como sede da Alfândega, e em 1852, ocorreram as primeiras reformas e remodelações, a cargo do engenheiro brasileiro André Rebouças e do arquiteto português Raphael de Castro. O uso do espaço como alfândega perdurou até 1944, quando passou a abrigar o Depósito de Arquivos do Banco Ítalo-Germânico até 1952, e posteriormente, serviu como espaço para o II Tribunal do Júri entre 1956 e 1978, um órgão do Poder Judiciário responsável pelo julgamento de crimes dolosos contra a vida.

Nestes mais de 200 anos de história, o prédio assumiu diversos usos e funções até ser transformado em Centro Cultural.

O projeto de requalificação do edifício para fins culturais foi concebido por Darcy Ribeiro em 1983 quando secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O projeto de restauro foi iniciado em 1984 por um convênio entre os ministérios da Cultura brasileiro e francês, e as obras de restauro ficaram a cargo de equipes especializadas, que trabalharam a partir das plantas originais com o objetivo de recuperar o prédio que estava extremamente danificado.

Instagram: @casafrancabrasiloficial
Twitter: @casafrancabr
Facebook: Casa França-Brasil
www.casafrancabrasil.rj.gov.br
contatos@casafrancabrasil.rj.gov.br
Funcionamento: terça a domingo das 10h às 17h

Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: toda quarta-feira de 10h às 11h.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física.