XV Bienal do Livro
Com programação especial da Secretaria de Estado de Cultura, evento conta também com a participação de 150 autores nacionais e estrangeiros
01.09.2011 a 11.09.2011 deixe aqui seu comentário
Em sua 15ª edição, a Bienal do Livro Rio segue com a proposta de aproximar o público de um universo de livros e autores, formando novos leitores e celebrando o mercado editorial em uma programação cultural variada e dinâmica.
Este ano, entre 1 e 11 de setembro, o grande evento literário do país concentra 950 expositores e espera receber 600 mil pessoas durante seus 11 dias de programação. Serão lançados cerca de mil títulos durante o evento, que tem a expectativa de vender cerca de 2,5 milhões de livros.
Programação da XV Bienal do Livro:
- Café Literário
- Encontro com Autores
- Livro em Cena
- Conexão Jovem
- Mulher e ponto
- Brasil, País homenageado
Programação Especial da Secretaria de Estado de Cultura:
Literatura Contemporânea – Autores Fluminenses
Dias: 7, 8 e 10/9 (4ªf, 5ªf e sábado)
Local: estande SEC/RJ - XV Bienal do Livro (Riocentro)
Encontros e debates sobre o I Edital de Autores Fluminenses da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Os painéis de literatura - um bate-papo informal, uma roda, sem formalidade - acontecerão no estande da SEC/RJ. Lotação limitada (30 pessoas).
Dia 07/09 (4ª feira)
14h – Contos e outras novelas
Autores debatem sobre o reflexo das novas tecnologias, em especial as redes sociais, para a narrativa curta e narrativa longa
Alexandre Marinho (Entre paredes e ondas), Olavo Amaral (Correnteza e escombros) e Delano Valentin (Os moleques da Penha)
Mediação: José Emilio Rondeau (SEC-ASCOM) OU EGEU LAUS
Duração: 1h20
16h – Romances e outras histórias
Claudio Telles (A escolha de Sócrates), Letícia Fernandes Pires (Clarice vê estrelas), Silvio Pedrosa (O homem do cavalo branco) e Joilson Pinheiro (Amor e Traição em Calabar)
Mediação: Egeu Laus (SEC)
Duração: 1h20
Dia 8/9 (5ª feira)
14h – Poesia e outras linguagens
Autores debatem sobre a influência de outras linguagens - jornalismo, teatro, música, cinema e artes plásticas - em sua produção poética.
Ramon Mello (Poemas tirados de notícias de jornais), Daniel Rolin Rocha (Cine Poesia) e Omar Salomão (Impreciso)
Mediação: Carlos Valente (SEC)
Duração: 1h20
16h – Processo de criação
Autores debatem sobre o processo de criação conceitual e artístico de suas obras
Guilherme A. B. Mallon (A Caravela) e Cintia Luando (Palárvore)
Mediação: Carlos Valente (SEC)
Duração: 1h20
Dia 10/09 (sábado)
16h – Debates sobre os rumos das políticas públicas de incentivo à literatura
Vera Saboya (Superintendente da Leitura e do Conhecimento – SEC/RJ), Marcus Faustini (Casa Livre da Palavra) e Leda Fonseca (SMC/RJ) – a confirmar
Mediação: Samara de Sa (a confirmar)
Duração: 1h20
Colóquio Cidade e Periferia: A Biblioteca no Cenário Pós-Urbano
Data: 06 de setembro de 2011(3ª feira)
Espaço: Auditório Espaço Livro em Cena – Pavilhão Verde
Horário: 10h às 18h
Programação
09h - Credenciamento
10h – Abertura
Secretária de Estado de Cultura – Adriana Scorzelli Rattes
Consul Geral da França no Rio de Janeiro – Jean-Claude Moyret
10h30 – Políticas e Estratégias das Bibliotecas Públicas na França
A autoformação na Biblioteca Pública de Informação
Anne Jay, Serviço Autoformação da BPI
Reinventar a biblioteca para atrair novos públicos: exemplo das bibliotecas publicas de Monteuil, periferia de Paris
Dominique Tabbah, Biblioteca de Montreuil
Bebês e livros, a primeira infância na Mediateca regional de Hérault
Agnes Defrance, BDP de l´Hérault
O lugar das bibliotecas na cidade: em prol de bibliotecas cidadãs e inclusivas
Annie Dourlent, Serviço de Cooperação Nacional e Internacional da Biblioteca Pública de Informação (BPI)
Mediação: Marion Loire
Escritório para a promoção do Livro da Embaixada da França no Brasil e a Mediateca da Maison de France Rio de Janeiro
13h – intervalo
14h30 – Novas Experiências no novo cenário
As Bibliotecas Comunitárias como Prática Social no Brasil
Elisa Machado, Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - FBN
A palavra como ação no Território
Marcus Faustini, Escritor, Superintendente de Cultura e Sociedade, SEC/RJ e Escola Livre da Palavra
Mediação: Ecio Salles – Coordenador de Educação e Cultura, Superintendência de Cultura e Sociedade, SEC/RJ
16h – A Biblioteca Pública no cenário pós-urbano
Experiência das Bibliotecas "Parque": Um Novo Conceito de Bibliotecas Territoriais
Vera Saboya, Superintendente da Leitura e do Conhecimento, SEC/RJ
Narrativa, Experiência e (re)invenção do Mundo em Mídia Digital
Ilana Strozemberg, O Instituto
Jangada Digital: Gilberto Gil e as Políticas Públicas para a Cultura das Redes
Eliane Costa, Gerente de Patrocínios Petrobrás
Mediação: Fabiano dos Santos, Diretor do Livro, Leitura e Literatura, Minc
17h30 – Encerramento
indique para amigo
versão para impressão
permalink
Compartilhe:
Área(s)
Centro Cultural, Biblioteca, Cultura popular, Cursos e workshops, Exposições, Literatura, Palestra, Programação Infantil, TeatroEspaço(s)
Biblioteca Parque de ManguinhosCidade(s)
Rio de Janeiroserviço
De 1º a 11 de setembro || Confira os horários na programação ou no site
Local:
RiocentroOutras informações:
Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro || Confira mais informações aqui.Não há comentários até o momento.

comentários