O colecionador de notícias e outras histórias
A Biblioteca Pública de Niterói convida para o lançamento do livro 'O Colecionador de notícias e outras histórias', de Fernando Henriques Gonçalves
04.04.2012 1 comentário
O Colecionador de notícias e outras histórias, de Fernando Henriques Gonçalves (Crédito: Editora NITPRESS)
O escritor e jornalista Fernando Henriques Gonçalves lança seu novo livro, O Colecionador de notícias e outras histórias, na Biblioteca Pública de Niterói (BPN), espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, dia 4 de abril, às 18h, com entrada franca.
Fiel às suas origens jornalísticas, Fernando Henriques Gonçalves desperta interesse naqueles que conheceram a tecnologia da informação na era da pré-informática. Receber na redação do jornal as notícias cuspidas pelo teletipo era como decifrar mensagens criptografadas. Tudo impresso em maiúsculas – ou CAIXA ALTA, como no jargão tipográfico – e sem qualquer acentuação. Redatores penteavam o texto extraído em meio ao metralhar das máquinas, que zuniam os despachos das agências de notícias, vindos de toda parte, como extensões do cenário de guerra, do qual muitos deles davam conta.
O colecionador de notícias leva o leitor, logo no primeiro conto, que dá título ao livro, a um mergulho nessa atmosfera mágica e caótica, já tão distante da assepsia cibernética das redações de hoje, as quais não cheiram mais a tinta de máquinas, nem a fumaça de cigarros. A história é um registro precioso de um tempo romântico; a ambiência que envolveu o próprio autor por toda a vida. – Palavras nostálgicas do editor, Luiz Augusto Erthal
indique para amigo
versão para impressão
permalink
Compartilhe:
Área(s)
Literatura, BibliotecaCidade(s)
Niteróiserviço
Dia 4 de abril, às 18h, com entrada franca.
Local:
Biblioteca Pública de Niterói - BPNOutras informações:
Praça da República s/nºtags
Não poderei ir, mas gostaria de comprar o livro. Onde posso adquirí-lo?
04.04.2012 09:57 | Rio de Janeiro, RJ

comentários