fbpx

Secretaria da Cultura apresenta programação on-line para celebrar o dia do Orgulho LGBT+


Para celebrar o Dia do Orgulho LGBT+, comemorado neste domingo (28), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) preparou uma seleção de indicação de filmes e séries que debatem a temática. Uma diversão online em época de pandemia da Covid-19. Na lista que será divulgada nas redes sociais, há histórias que mostram os desafios de superação, luta de classes e políticas para a inclusão na sociedade. O YouTube da Sececrj também irá exibir curtas-metragens do edital Elipse, a partir das 16h.

O debate sobre o assunto é continuo na Sececrj. Em janeiro a Biblioteca Parque Estadual recebeu a Semana da Visibilidade Trans. Foram quatro dias de mesas de palestras e exposição de diversas obras que teve como objetivo abordar os desafios da população transexual e fomentar o debate sobre a diversidade.

– A Cultura tem um papel fundamental no debate sobre a diversidade sexual. Mas não somente nas datas de celebração, mas durante todo o ano numa busca por diálogo, sensibilidade e reflexão. Tudo para chegar a uma sociedade plural, sem espaço para preconceitos. Por causa da pandemia do novo coronavírus, esse ano vamos indicar filmes e séries para que todos possam refletir sobre o assunto em sua casas – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

A seleção de filmes e séries foi definida pela Superintendência de Audiovisual da Sececrj. Entre eles, está o filme “Milk: A Voz da Igualdade”, que conta a história do ativista gay Harvey Milk, o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos, ainda no final dos anos 1970. “São histórias que mostram a luta por diretos iguais e que servem de exemplo para todo o mundo. Em época de pandemia, quando não é possível realizar atividades presenciais, o cinema é um braço da cultura para alimentar esse debate”, conta Vinicius Azevedo, superintendente de Audiovisual.

Confira a lista de filmes e séries

Revelação
‘Milk: A Voz da Igualdade’
‘Café da Manhã em Plutão’
Sense 8
Orange Is The New Black
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Flores Raras
A Garota Dinamarquesa

Lista dos curtas-metragens

Adeus, Estrada de Tijolos Amarelos
Broto
Vó, A Senhora É Lésbica?
Tipo Sangue
Estranhas