fbpx

Presidente do MIS RJ recebe homenagem da Marinha do Brasil


O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, foi homenageado pela Marinha do Brasil nesta segunda-feira (06/11) com a Medalha Amigo da Marinha. A honraria é concedida, anualmente, a personalidades e instituições “que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha”.

A iniciativa de condecorar o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, veio do Comandante-Geral, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Carlos Chagas Vianna Braga. Em setembro, a Marinha do Brasil e o Museu da Imagem e do Som, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, se uniram para uma comemoração em grande estilo pelo centenário de Emilinha Borba, conhecida pelo título de “favorita permanente da Marinha”. Com o uso de inteligência artificial, drones e câmeras 360º, foi feita uma releitura do clipe da emblemática canção “Aí vem a Marinha”, protagonizado pela Rainha do Rádio, em 1954.

A filmagem aconteceu no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o maior da Esquadra Brasileira, e contou com a participação das Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. A gerente cultural do MIS RJ e cantora, Mona Vilardo, que interpretou Emilinha Borba, também recebeu a Medalha Amigo da Marinha na cerimônia realizada na Ilha Fiscal, no Centro.

O Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, recepcionou aproximadamente 350 pessoas, dentre elas, autoridades e homenageados, como o deputado federal Aureo Ribeiro.

Cesar Miranda, presidente do MIS, e o deputado federal Áureo Ribeiro

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu a homenagem com imensa satisfação e alegria.

“Somos muito gratos à Marinha pela parceria que possibilitou ao MIS RJ desenvolver um belo trabalho no centenário da cantora mais popular do Brasil do século XX, nossa querida Emilinha Borba. O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro disponibiliza para o público mais de 1.200 itens relacionados a ‘Garota Grau Dez’ da música brasileira, que, passados cem anos, ainda inspira os carnavais de todo o país”, ressaltou Cesar Miranda Ribeiro.

O Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni destacou a alegria de homenagear aqueles que reconhecem a importância de se preservar e proteger o patrimônio existente nas águas salgadas da Amazônia Azul, segundo ele, com cerca de 5,7 milhões de km² de área marítima. A autoridade da Marinha ressaltou ainda que a “economia azul” gera milhares de empregos, riqueza e prosperidade para a sociedade.

“Hoje homenageamos e saudamos a esses brasileiros que, voluntariamente, se dedicam a conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do mar e de nossas águas interiores para o país. A data remete ao nascimento do patrono da Sociedade Amigos da Marinha, o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ministro da Marinha à época da fundação dessa egrégia associação, em 1979”, pontuou o Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni.

O MIS RJ salvaguarda aproximadamente 1.270 itens sobre Emilinha Borba em 19 Coleções. O material está distribuído pelos setores: sonoro, partitura, textual, biblioteca, iconográfico, audiovisual e tridimensional. Além disso, o museu tem ainda o Depoimento para a Posteridade gravado pela grande diva da Música Brasileira, em 20 de novembro de 1996.

Mona Vilardo e Carlos Chagas

Todo o material do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro está à disposição do público e dos pesquisadores brasileiros. Para acessar as fotos, partituras, músicas, recortes de jornais, correspondências, documentos impressos e revistas, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.