fbpx

Cultura do Estado assina parceria para nova sede do Museu de Favela

Termo de Cessão foi firmado na Biblioteca Parque Estadual


O Museu de Favela (MUF) tem um novo espaço para chamar de seu. Foi assinado, nesta quarta-feira (19), na Biblioteca Parque Estadual, o Termo de Cessão de uso do 4º andar do CIEP Cantagalo, na comunidade de mesmo nome, em Ipanema. O documento foi firmado pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), Danielle Barros, e por Aline Santos, presidente da organização social.

Com caráter cultural e social, a instituição sem fins lucrativos desenvolve seu trabalho no território das Comunidades do Pavão Pavãozinho e Cantagalo desde 2008, através de ações como oficinas, exibição de filmes, documentários e visitas guiadas.

“A assinatura deste termo é um grande ganho para a comunidade. Foi um caminho árduo, mas com muita vontade de chegar até aqui, conseguimos consolidar esse momento de plena satisfação. É um espaço que já tive prazer de ir. Saí de lá muito impactada e feliz por ver o envolvimento desse lugar com a política pública e com a comunidade local”, destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Danielle Barros falando sobre a importância do Museu de Favela / Foto: Leonardo Ferraz

O MUF teve sua base operacional funcionando em parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Cantagalo, até 2017. No entanto, foi solicitado que a instituição entregasse o espaço pois a igreja precisava ampliar suas ações na comunidade. Desde então, o MUF e a Superintendência de Museus, da Sececrj, buscavam um novo local para dar continuidade ao projeto.

“Sou muito grata às autoridades por concederem a dádiva deste espaço. Fomos agraciados depois de tanto tempo de luta. Nós, os favelados, conseguimos mostrar que somos capazes. É uma honra poder garantir a oportunidade de acesso à cultura dentro das comunidades. É sempre uma conquista poder oficializar algumas lutas. Este momento representa a abertura de portas para a periferia e as favelas”, afirmou a presidente da organização, Aline Santos, muito emocionada ao realizar o discurso.

Aline Santos emocionada durante a solenidade / Foto: Leonardo Ferraz

Durante o processo de oficialização da cessão do 4º andar do CIEP, o MUF obteve uma prorrogação de prazo e permaneceu funcionando no espaço da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

“Tenho o privilégio de acompanhar o trabalho do MUF desde 2009, e muito me orgulha ver o crescimento dessa instituição ao longo dos anos. Este resultado, hoje, é fruto de um esforço contínuo da nossa equipe técnica. Com esse trabalho, podemos assegurar o direito das memórias nas comunidades, fortalecendo as identidades locais e a diversidade cultural”, ressaltou a Superintendente de Museus da Sececrj, Lucienne Figueiredo.

A base do Museu das Favelas fica, agora, localizada na Rua Alberto de Campos, nº 12, Cantagalo – Ipanema.