fbpx

Museu de Arte Contemporânea de Niterói é tombado pelo Estado

Obra arquitetônica de Oscar Niemeyer completou 27 anos de fundação em 2023


Um dos maiores símbolos de Niterói, dono de uma arquitetura única e cartão-postal da cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi tombado provisoriamente pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), através de decreto publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira (1/11). A icônica obra do arquiteto Oscar Niemeyer está, agora, salvaguardada para as próximas gerações e passa a ser um bem preservado legalmente pelo Estado. 

Inaugurado em 1996 no Mirante da Boa Viagem, em uma praça com 2.500 m², o MAC possui vista panorâmica para a Baía de Guanabara e faz parte do Caminho Niemeyer, segundo maior conjunto urbanístico e cultural projetado pelo arquiteto. Sobrinho de Oscar, Luiz Carlos Niemeyer expressou alegria ao saber que o legado de seu tio será mantido. 

“A Fundação Oscar Niemeyer recebeu com muita alegria a notícia do tombamento do MAC Niterói. A preservação e proteção da obra de Oscar Niemeyer é de enorme importância cultural para nosso país e nosso estado. Esse movimento engrandece ainda mais nosso patrimônio cultural”, afirmou Luiz Carlos, que ocupa atualmente o cargo de presidente da Fundação Oscar Niemeyer. 

Além do MAC, uma área de proteção da ambiência também foi contemplada em decreto, como forma de garantir a manutenção das características do seu entorno. Nela, encontram-se toda a faixa de pedestres ao longo da orla, com início da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na altura da “Pedra do Índio”, percorrendo 200 metros além do MAC, na Avenida Almirante Benjamin Sodré, englobando, também, a Ilha dos Cardos.

“O ato de tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense, e o Inepac tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao instituto. Reconhecer o MAC como um bem tombado é valorizar a cultura de Niterói e fortalecer a vocação cultural fluminense”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

De acordo com relatório do Inepac, o MAC possui uma estrutura de 16 metros de altura, que se assemelha a uma flor ou uma taça, com cobertura de 50 metros de diâmetro e quase 2000 metros quadrados de superfície. Construído com concreto armado e vigas protendidas (pré-moldadas), o museu possui áreas de exposição, um restaurante e um auditório, conectados por uma rampa sinuosa.

“A concepção circular do edifício se desenvolveu a partir de um apoio central inevitável em um terreno estreito cercado pelo mar, maximizando as vistas deslumbrantes. Esta obra é um marco na arquitetura contemporânea, combinando funcionalidade e estética de maneira espetacular”, completou Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.