fbpx

Massa funkeira celebra funk no Centro do Rio

Massa Funkeira espera ao menos 300 pessoas na Biblioteca Parque Estadual para discutir, ver e curtir o funk carioca


“Massa Funkeira não me leve a mal, vem com paz e amor curtir o festival”, diz um dos funks mais famosos do país na década de 1990. A música, que até hoje é tocada em praticamente todos os bailes funks, é reverência e hino à história do movimento cultural, que surgiu nas periferias cariocas.

Massa Funkeira também dá nome ao festival que marca a celebração do funk – que acontecerá no dia 5 de julho, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, a partir das 12h, com entrada franca (não é necessário se inscrever).

O evento, que tem classificação a partir de 12 anos, será uma reverência ao funk, reunindo exposições fotográficas de Alba Fernandes, que registrou bailes das décadas iniciais.

Massa funkeira
Festival Massa Funkeira na Biblioteca Parque Estadual

Além de contar com moda, literatura e músicas tradicionais dos anos de 1980 e 90, serão exibidos os documentários “Eu Só Quero É Ser Feliz”, produzido pela ANF (Agência de Notícias das Favelas) e “Funk Brasil – Cinco Visões’, de Cavi Borges.

O Massa Funkeira também terá uma roda de debate com o tema “Criminalização do Funk”, com as presenças de Marcelo Gularte (escritor do maior romance emlíngua brasileira em número de páginas, segundo o Guiness Book, e que conta a história do funk carioca através do romance com mais de mil páginas); MC Mano Teko; André Fernandes, fundador da Agência de Notícias de Favelas; e o produtor do Eu Amo Baile Funk e Rio Parada Funk, Leonardo Barata. O debate será mediado por Juliana Henrik, do Jornal Voz das Comunidades.

O Festival Massa Funkeira é organizado pelo Coletivo 7 P Conexões, formado por Sete Pretos, produtores culturais de favelas e periferias do Rio: “Queremos difundir a cultura negra no Rio. Nosso próximo passo será de estudar e estruturar novas histórias falando das demais vertentes musicais e culturais de grande importância para nossa história, como o soul, charme e rap, por exemplo”, diz Jéssica Yjí, integrante do 7P.

SOBRE O COLETIVO 7P CONEXÕES

Formado em 2018, o Coletivo 7P tem o objetivo de difundir a cultura negra e periférica na cidade do Rio de Janeiro. Integram o coletivo sete produtores negros de favelas, que se conectaram no Curso de Produção Cultural e Empreendedorismo do SESI/Firjan. A identificação entre eles ocorreu por meio do amor pela cultura negra e a necessidade de representatividade.

SERVIÇO

O Festival Massa Funkeira celebra o funk no Brasil. O evento acontecerá no dia 5 de julho, na Biblioteca Parque Estadual(Avenida Presidente Vargas 1261, ao lado do Campo de Santana, no Centro do Rio). A partir das 12h, com entrada franca. Não é necessário se inscrever.Informações pelo e-mail: setepretos@gmail.com.