fbpx

Manguinhos e Rocinha terão programação especial neste fim de semana

Mosquito e Luiz Antonio Simas estão entre as atrações


As comunidades de Manguinhos e Rocinha terão programação especial neste fim de semana. Com muita música, bate-papo e rodas culturais, o projeto Parque de Ideias chega para ocupar as Bibliotecas Parque das duas localidades, no sábado e domingo. As atrações ficam por conta do sambista carioca, Mosquito, e do historiador, professor e escritor, Luiz Antonio Simas.

Todas as ações são gratuitas e têm patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O objetivo é atrair a população para os equipamentos públicos, democratizando e aproximando o acesso às atividades culturais.

“Temos hoje as Bibliotecas Parque reabertas, já cumprindo um importante papel social na vida das pessoas da região onde estão instaladas. Agora, com o Parque de Ideias, teremos esta atuação ampliada, com garantia do crescimento da cadeia produtiva, artística e da economia fluminense. Ter as nossas bibliotecas como palco para este projeto é um marco de aproximação entre os equipamentos públicos e a população, e consolida a vocação desses espaços como ambientes de encontro”, destaca a secretária da pasta, Danielle Barros.

Biblioteca Parque da Rocinha terá programação gratuita no domingo

No sábado (14), às 14h, a Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM) recebe roda de conversa com Luiz Antonio Simas, com foco em temáticas como samba, carnaval, religiosidade e culturas de rua. A partir das 16h, tem início a roda de samba com Mosquito, expoente entre os novos artistas do samba carioca. No domingo (15), a mesma programação chega para animar o dia na Biblioteca Parque da Rocinha (BPR).

“Achei o projeto maravilhoso e aceitei o convite na hora. Estou muito animado, preparei um roteiro especial, com músicas inéditas que vou lançar no meu próximo disco, o qual ainda está sendo gravado. O samba carioca nasceu nos morros e comunidades, então a linguagem que vou levar no meu show será nesta linha”, conta Mosquito.

Mosquito vai levar o samba raiz para as comunidades / Foto: Reprodução

Todas as atrações são abertas ao público. É recomendado que a pessoa interessada chegue, pelo menos, uma hora antes de começar o evento (sujeito à lotação).

Parque de Ideias

Com shows, palestras, rodas de conversa e oficinas literárias, as Bibliotecas Parque do Centro, Manguinhos e Rocinha terão mais programas culturais e educativos com acesso gratuito para a população. O pontapé das atividades aconteceu na última terça-feira (10), com a peça teatral “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, que lotou o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual – Centro (BPE).

A programação de maio conta com diversas atrações confirmadas, entre elas: conversa literária com Elisa Lucinda (Centro), show de Zélia Duncan (Centro), aula inaugural com Luiz Antônio Simas (Rocinha e Manguinhos) e rodas de samba com Mosquito (Rocinha e Manguinhos). Em junho, a agenda do Parque de Ideias vai proporcionar encontros, shows e palestras com Mart’nália, Rico Dalasam, Fabrício Carpinejar e Jéssica Ellen.

O projeto também vai trabalhar com o segmento educativo, promovendo oficinas, cursos livres e programas de formação cultural-profissional nas três bibliotecas. O público poderá contar com opções para técnico de som, criação de quadrinhos, escritas performáticas, introdução ao desenvolvimento de jogos, empreendedorismo e carreira musical. Para participar, a pessoa interessada deve realizar inscrição pelo instagram, no @parque_de_ideias.

Luiz Antonio Simas debate temas como samba, carnaval, religiosidade e culturas de rua / Foto: Reprodução

Serviço – Manguinhos e Rocinha

BPM
Data: 14/05
Horário: a partir das 14h
Endereço: Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica

BPR
Data: 15/05
Horário: a partir das 14h
Endereço: Estrada da Gávea, 454 – Rocinha