fbpx

Cultura do Estado fecha parceria com grupo Arco-Íris para ampliar ações de diversidade

Encontro com lideranças do Movimento LGBTI+ garante apoio para exibição de documentário e políticas de inclusão


Em encontro na Biblioteca Parque Estadual esta semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e o grupo Arco-Íris iniciaram a formalização de parcerias para ampliar direitos e ações nas causas LGBTI+ no estado.

Participaram da reunião a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, além do presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ Cláudio Nascimento, que também é diretor de políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI juntamente com o Almir França, articulador do Projeto Conexão Rio – Empregabilidade e Cidadania LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI+ e Julio Moreira, articulador de Empreendedorismo do mesmo projeto.

Dentre as ações propostas está o compromisso de apoio institucional da Sececrj à pré-estreia do documentário “Quando Ousamos Existir”, primeiro documentário sobre a história do Movimento LGBTI+ do Brasil, e contribuir na divulgação da produção. A exibição será realizada no dia 20 de abril, na Sala Mario Tavares, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

“O encontro foi muito importante para identificarmos demandas e agendas específicas da comunidade LGBTI+ na área cultural, que é marcante, forte e expressiva. Nossa secretaria, como todo governo do estado, está comprometida com a construção de uma cultura cada vez mais diversa e plural e que promova e respeite a contribuição cultural de toda a população e segmentos da sociedade”, afirmou Danielle.

Reunião debate pautas LGBTI+ na Sececrj / Foto: Gui Maia.

Parada do Orgulho LGBTI+ com apoio do Estado

Os líderes comunitários confirmaram a realização da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio, em Copacabana, no dia 25 de setembro. A Secretaria de Cultura apoiará institucionalmente a iniciativa, que é um dos maiores eventos do estado. Em sua última edição em 2019, um milhão e duzentas mil pessoas participaram do evento.

Outra ação pactuada foi o apoio da secretaria na realização de Programações Culturais LGBTI+ nos equipamentos da secretaria, em dois momentos. A primeira programação de 17 de Maio – Dia Mundial de Combate a LGBTIfobia à 28 de Junho – Dia Mundial do Orgulho LGBTI+ e a outra programação cultural no mês de setembro, antecedendo a Parada do Orgulho LGBTI+ Rio.

Também as lideranças apresentaram o Projeto Conexão Rio da Aliança Nacional LGBTI+ que atua na criação e capacitação de órgãos públicos e empresas sobre diversidade e atendimento não discriminatório, na formação profissional, empregabilidade e cidadania de pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social.

Na conversa foi pactuado a realização de uma jornada formativa para gestores e profissionais da Secretaria e seus equipamentos para a recepção e acolhimento dessa população e também um atendimento mais qualificado. As capacitações serão realizadas no primeiro semestre deste ano.

“O encontro com a secretária Danielle Barros foi excelente. Ela nos ouviu atentamente e foi muito receptiva às nossas demandas e solicitação de parceria. É assim que vamos avançando na promoção da cidadania LGBTI+ e no reconhecimento e valorização da contribuição histórica da nossa comunidade na cultura de nosso querido Rio”, destacou Cláudio Nascimento, que também é membro do Conselho dos Direitos da População LGBTI+ do Rio de Janeiro.