fbpx

Giro no RJ debate a Cultura e a Economia Criativa no artesanato fluminense


Ainda em um período de pandemia da Covid-19, o Giro no RJ – 92 municípios apresenta mais um debate para a valorização da Cultura, Economia Criativa e, dessa vez, também do Carnaval. A live “O artesanato fluminense e seus desafios” será exibida nesta terça-feira (10), às 19h, nas páginas do Facebook (@sececrj) e Youtube (@sececrj) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj). O encontro terá a participação dos carnavalescos campeões de 2020 pela Viradouro, Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon, que vão falar da relação do tema com a festa mais popular do mundo. 

Idealizadora do projeto, a assessora especial da Sececrj Silvia Blumberg também recebe Ursula Hallais, diretora de produção artesanal da Secretaria de Estado de Turismo; Idamara Rizzo Gonçalves, diretora do Projeto de Extensão da Uenf “Caminhos de Barro”; Mônica Lisboa, Artesã e artista plástica autodidata e Angélica Oliveira. Em sua extensão, o estado do Rio possui diversas formas de artesanato, incluindo até mesmo no Carnaval,  que serve de fomento a projetos de economia criativa. 

– O artesanato faz parte da cadeia de produção da Economia Criativa, além de também ser uma forma de Cultura, pois leva características regionais em suas peças. Vamos debater esse assunto importante, que pode ter  design e tecnologia como aliadas,  para que os trabalhadores consigam tirar o seu sustento desta arte. Esse é um dos papéis do Giro, apresentar essa vocações estaduais para toda a população – disse Silvia Blumberg .   

Potencializar as vocações 

Durante a pandemia da Covid-19, o projeto está sendo realizado em lives nas plataformas digitais. Nos programas anteriores, foram discutidos temas como a cadeia produtiva da pesca e sua ligação com a cultura e a economia criativa; o cultivo das flores; as frutas da Região Serrana e os seus derivados e o Turismo Cultural. 

Serviço

Projeto Giro no RJ – 92 municípios
Onde: Youtube e Facebook da Sececrj
Quando: Terça-feira, 10 de novembro, às 19h