fbpx

Funarte e SECEC planejam parceria

Gestores propuseram futuros acordos e parcerias entre as instituições para projetos para a valorização da arte e sua integração no cenário econômico


O presidente da Funarte, Dante Mantovani, reuniu-se com a também recém empossada Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, no dia 12 de dezembro, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do da Capital Fluminense. No encontro, os gestores propuseram alinhar futuros acordos e parcerias entre as instituições para projetos; e num alcance maior: entre os governos federal e estadual, em prol da valorização da arte e sua integração no cenário econômico.

Como possibilidades nesse sentido, o presidente da Funarte citou ações ligadas a bandas de música e espetáculos musicais e de outras linguagens de arte. Ele tem projetos com foco no estímulo à economia criativa, no sentido de propiciar oportunidades para artistas iniciantes.

Uma das ideias lançada na conversa foi disponibilizar um estúdio de gravação, para que músicos em início de carreia possam produzir seu primeiro álbum, o que os ajudará a começar sua trajetória profissional. A ideia reforça uma dos objetivos de Dante Mantovani à frente da Funarte: empenho no combate ao preconceito que considera existir contra os artistas quando estes ficam sem colocação no mercado de trabalho.

Danielle Barros e Dante Mantovani | Foto: Gui Maia

A secretária Danielle Barros destacou que a relação com a Funarte é fundamental para nas propostas de ampliação do acesso à cultura. “Essa conversa inicial com a Funarte vai ajudar na parceria no audiovisual e novos projetos na Biblioteca Parque. O presidente Dante Mantovani é uma pessoa muito solícita e vamos pensar em mais ações culturais para todo estado do Rio de Janeiro”.

A secretária colocou a estrutura da Secretaria de Estado de Cultura e Ecomia Criativa à disposição do Governo Federal, por meio da Funarte e da interlocução do Presidente da Fundação – o que, ao ver da dirigente estadual, poderá estimular o acesso da população a projetos da entidade.

“Essa parceria exclusivamente técnica, republicana e institucional entre as diferentes instâncias governamentais, visa a beneficiar o amplo acesso da população a arte e a cultura”, comentou o maestro Mantovani.