fbpx

Folia de Reis RJ 2

A história das festividades de Folias de Reis no Rio de Janeiro remonta ao período colonial, com grupos ativos atualmente há mais de 150 anos, de acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). E para contemplar esta tradicional manifestação popular, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro abriu inscrições para o edital “Folias de Reis RJ 2”. A chamada pública vai garantir 197 premiações de R$ 15 mil, somando investimento total de R$ 2.955.000,00.

Os interessados devem se inscrever até às 18h do dia 8/11, através da plataforma Desenvolve Cultura, no link cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/.

Veja o resultado preliminar aqui.

RESULTADO FINAL DOS CLASSIFICADOS aqui.

RESULTADO HABILITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO aqui.

RESULTADO FINAL PARA CONTRATAÇÃO aqui.

Quem pode participar?

O edital é voltado para pessoa física estabelecida no Estado do Rio de Janeiro, que seja obrigatoriamente atuante como Mestre de Folia de Reis e represente um grupo de Folia ou Reisado. O proponente deve estar previamente credenciado como Mestre de Folia de Reis no Inepac.

A contrapartida dos selecionados deverá prever pelo menos uma ação a ser realizada de forma presencial, podendo ser apresentação da folia, festas de arremate, encontro entre folias ou outra atividade presencial que faça parte do calendário do grupo no ano de 2024.

Dúvidas podem ser enviadas pelos proponentes para o e-mail: foliasdereisrj@cultura.rj.gov.br.

O que é uma Folia de Reis ou Reisado?

É uma manifestação cultural em forma de auto que reúne em sua composição cantadores e instrumentistas como figuras de Reis Magos, palhaços, bandeireiro, festeiros e coro, em cortejo público, liderados por um Mestre-Folião e um contramestre; realizada por um grupo artístico-cultural tradicional, de no mínimo 12 pessoas.

A tradição baseia-se na reprodução da viagem dos Reis Magos a Belém em busca do Deus-Menino através de uma caminhada. Esse folguedo natalino, que se manifesta em grupos por todo o país, apresenta um caráter religioso em suas jornadas que percorrem cidades com seus ciclos de apresentações. No Estado do Rio de Janeiro esse período de apresentações transpassa o ciclo natalino, ocorrendo desde o dia 24 de dezembro até o dia 20 de Janeiro – celebrando o padroeiro carioca São Sebastião.

Segundo levantamentos recentes realizados pelo Departamento de Patrimônio Imaterial, atualmente a Folia de Reis está presente em quase todo o território fluminense, com aproximadamente 200 folias se apresentando, resistindo e mantendo essa tradição viva na nossa cultura.

LINKS E DOCUMENTOS ÚTEIS:

Minuta do edital: clique aqui.
Declaração de Residência: clique aqui.
Declaração de Direitos Autorais e Autorização de Uso de Conteúdo do Relatório de Execução da Proposta: clique aqui.
Documento de Representação da Folia de Reis ou Reisado: clique aqui.
Comprovação de Atuação Cultural: clique aqui.
Declaração de Uso do Nome Social: clique aqui.
Declaração de Participação de Menores de 18 anos: clique aqui.
Retificação de conta bancária: clique aqui.