fbpx

Festival Varilux de Cinema Francês comemora 10 anos com mais de um milhão de espectadores

Em abertura no Cine Odeon Net Claro, o Secretário Ruan Lira destaca o número crescente de cidades com acesso à mostra


Quando estreou no Brasil, em 2010, o Festival Varilux de Cinema Francês foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas.

Em 2019, de 6 a 19 de junho, a mais recente safra da cinematografia francesa será exibida em 110 salas, 22 estados e 9 municípios do estado do Rio de Janeiro, com uma perspectiva de público de mais de 1 milhão de pessoas.

Ruan Lira, titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, destacou, na abertura do evento, nessa quinta-feira (06/06), no Cine Odeon Net Claro, que essas cidades, certamente, não estariam recebendo filmes com tanta qualidade se não fosse o festival.

O secretário também assinalou sua satisfação em proporcionar a alunos de diversas escolas da rede pública o acesso a esses filmes, de forma gratuita.

Ruan Lira afirmou que, no próximo ano, um número ainda maior de cidades será incluído na abrangência do festival: as cidades de São Fidélis e Cordeiro poderão contar, em 2020, com suas primeiras salas de cinema, uma iniciativa da SECEC. “A cultura francesa vai poder transpor barreiras nos 92 municípios do Estado”, assegurou Ruan.

Ruan Lira no Festival Varilux de Cinema Francês
Secretário Ruan Lira participa da cerimônia de abertura do Festival Varilux de Cinema Francês Fred Pontes / SECEC Divulgação

Diversas outras atividades vão acontecer paralelamente à exibição dos filmes: debates com atores e cineastas da delegação francesa; ações e sessões educativas; e o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).

Além do patrocínio da SECEC, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival Varilux, realizado pela produtora Bonfilm, tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, e, ainda, a Ticket/Edenred, o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo o país, as distribuidoras dos filmes, os exibidores de cinema independente e as grandes redes de cinema comercial.

A programação pode ser consultada em: http://variluxcinefrances.com/2019/