fbpx

Itaboraí terá espaço para fomento da arte e tecnologia

Serão abertas 280 vagas imediatas para cursos gratuitos


A cidade de Itaboraí terá um novo equipamento de arte e educação, com cursos e atividades gratuitas para a população. A Casa Escola da Arte e Tecnologia (CEAT) será inaugurada na próxima segunda-feira (14), às 12h30, no bairro Outeiro das Pedras. O espaço faz parte do projeto “Energia para Transformar”, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela ENEL, com apoio da Escola da Cultura.

A CEAT vai garantir quatro espaços para cursos e atividades: biblioteca, midiateca e palco de atividades culturais; cozinha industrial para cursos na área de Gastronomia; sala multiuso para formações nas áreas de Artes e Expressões; e laboratório para cursos de Artes Técnicas. Serão 19 cursos gratuitos com ciclos de cinco meses de duração, proporcionando a oferta de 280 vagas imediatas para alunos de todas as idades.

“Dentro da Secretaria, trabalhamos com muita transparência e empenho para universalizar o acesso à cultura no Rio de Janeiro. Por este motivo, estamos aqui, enquanto Estado, para incentivar projetos como este, que possibilitem a capacitação de fazedores de cultura não só na capital, mas também no interior. A população de Itaboraí só tem a ganhar com essa iniciativa”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Os interessados poderão escolher dentre as seguintes áreas: Dança Urbana/Hip Hop, Ballet, Dança de Salão, Percussão, Violão, Coral, Teatro, Animação Digital, Criação de Games, Design Gráfico, Edição de Imagens, Edição de Vídeo, Youtube e Conteúdo para Redes, Confeitaria, Design de Bolos, Pizzaiolo, Salgados para Eventos, Bartender e Garçom/Maitre.

As inscrições para os cursos começam no dia da inauguração do CEAT e devem ser realizadas através do site www.energiaceat.com.br. A Casa Escola de Arte e Tecnologia fica localizada na Avenida 22 de Maio, n° 3677, Outeiro das Pedras. O evento de inauguração será aberto ao público.

O projeto conta com realização do Burburinho Cultural e Vila Musical, apoio da Escola da Cultura RJ e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e ENEL.

Arte e Tecnologia – Programação de lançamento

12h30 – Início das performances e chegada das autoridades;

12h30 às 13h20 – Circuito de performances com a Companhia Ánsar;

13h – Abertura para o público;

13h20 às 13h30 – Fala da Secretária de Cultura e Economia Criativa, Daniele Barros;

13h30 às 13h50 – Fala do Relator da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo, Deputado Federal Áureo Ribeiro;

13h50 às 14h – Fala do representante da ENEL;

14h às 14h20 – Fala do Secretário de Cultura de Itaboraí, Roberto Costa;

14h20 – Fala da Priscila Seixas e do Thiago Ramires, da Burburinho Cultural, e chamada para a apresentação de Carimbó;

14h30 às 14h45 – Apresentação no palco;

14h45 às 15h – Intervalo para coffee break;

15h – Abertura do Imersão Burburinho: formação para fazedores de cultura.

Sobre o Burburinho Cultural

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializada em gestão criativa de projetos culturais, com a missão de multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.

Atualmente gerenciada por Priscila Seixas e Thiago Ramires, a produtora atua em diversos segmentos da arte, cultura e educação em grande parte do país.

Sobre a Companhia Ánsar

A Companhia Ánsar é uma escola brasileira de teatro fundada em abril de 2000, em Itaboraí – Rio de Janeiro, onde um grupo de artistas locais fundou a companhia, em que pese o “amadorismo” pretendido inicialmente, décadas de invejável e apaixonado profissionalismo fariam da Cia. Ánsar parte importante da história e da cultura itaboraiense, seja como celeiro de talentos, seja como templo do teatro e das artes.

Sobre a Vila Musical

A Vila Musical visa democratizar a formação musical no Estado do Rio de Janeiro. A escola prevê o aprendizado livre, através da construção do olhar para o aluno sobre duas óticas: como aprendiz e como cliente. Durante as aulas de instrumentos pode-se abordar percepção dos sons, intervalos dos sons, apreciação musical, análise das partituras, conhecimento de história da música, interpretação, origens de estilos, suas influências, etc.