fbpx

Ação promove tarde de alegria para crianças desabrigadas em Petrópolis

Clima de solidariedade tomou conta do Colégio Estadual Rui Barbosa


Uma ação especial proporcionou um pouco de alegria para dezenas de crianças desabrigadas em Petrópolis, vítimas das chuvas que assolaram o município na última semana. O Cine Circo Teatro Itinerante do Dedé Santana, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), realizou apresentação na tarde desta quinta-feira (24), no Colégio Estadual Rui Barbosa, bairro Alto da Serra.

Palhaços, malabaristas e mágicos garantiram a felicidade dos pequenos, que observavam com atenção as performances dos artistas. A ação ainda contou com apresentação da equipe de Superintendência de Leitura e Conhecimento (SLC), equipe de dança Além do Horizonte, área de recreação e barracas com lanches gratuitos.

“Nossa intenção foi tentar, de alguma forma, levar um momento de alegria para essas crianças que sofreram tanto nos últimos dias. A cultura tem, como uma de suas facetas, aguçar o lúdico das pessoas. Então, nesta fase de readaptação, é fundamental ter uma válvula de escape para amenizar a realidade tão difícil que estamos vivenciando”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Criança participando da “Poesia ao Pé do Ouvido”/ Foto: Gui Maia.

O Colégio Estadual Rui Barbosa tem funcionado como ponto de abrigo para pessoas que ficaram desalojadas desde a última semana. Como é o caso de Ana Paula Freitas, 47 anos, que teve que deixar a casa por conta do risco de desabamento. Ela levou a filha Vitória Freitas, 7 anos, para assistir a apresentação.

“Minha filha adorou, foi a primeira vez que ela assistiu um show de circo. Com tanta tristeza nos últimos dias, foi ótimo ter esse momento para distrair um pouco nossa mente. Temos esperança de que tudo melhore”, contou Ana Paula Freitas.

Palhaços do Cine Circo interagindo com as crianças / Foto: Gui Maia.

O ator, diretor, humorista e roteirista brasileiro, Dedé Santana, idealizador do projeto, reafirma a importância da ação: “É uma oportunidade de colaborar de alguma forma. Poder trazer, no meio dessa situação tão difícil, um pouco de alegria para as crianças desabrigadas em Petrópolis. Agradeço à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pela ajuda nesta realização”, concluiu.

O projeto Cine Circo conta com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com a empresa Enel.

Apresentação de malabarismo / Foto: Gui Maia.