fbpx

Campos dos Goytacazes: A história por trás da história


Por Leonardo Alves – Diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Inepac

O aniversário de Campos dos Goytacazes e as discussões acerca das supostas datas que marcariam a fundação da cidade exaltam a importância da memória para o cidadão campista. Seja no dia 6 de agosto de 1652, que data a construção da primeira capela em louvor ao Santíssimo Salvador; no 1º de janeiro de 1653, com a instalação da primeira Vila de São Salvador; em 29 de maio de 1677, data da instalação de uma segunda Vila pelo Visconde de D’Asseca; ou até mesmo em 28 de março de 1835, o que fica marcado, acima de tudo, é a memória social que está em disputa e que destaca, em cada data, uma singularidade que a coloca como marco regional.

E é essa memória social – os traços do passado que permanecem vivos na vida social dos grupos, que segundo Pierre Nora nos fazem agir e constituem, eles próprios, formas de ação. Como é exemplificada na exposição “Povoado, Vila e Cidade”, inaugurada em 24 de março de 2022 no foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos, que ilustra um pouco da história do município desde a fundação da Capitania de São Thomé em 8 de dezembro de 1532.

No fim de tudo, a data em si acaba por se tornar apenas uma questão formal dentro de um espaço que discute e amplifica a história e a construção da identidade do cidadão campista. A exposição, promovida em uma parceria entre a Câmara de Vereadores, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), por meio de um trabalho feito pela Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) e o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), reforça uma dúvida comum em vários municípios: Afinal, o que determina a existência de uma cidade?

É importante destacar que este artigo não visa esclarecer esse questionamento, mas sim demonstrar a importância da pesquisa histórica para analisar as mais diversas ações do homem no tempo e como elas constroem símbolos que se perpetuam no conhecimento geral e como esses símbolos se relacionam com a memória da sociedade.

Marc Bloch, em seu livro “Apologia da História ou o Ofício do Historiador”, busca esclarecer que a pesquisa histórica vai muito além da simples catalogação de documentos e verificação das datas. A história é feita pelo ser humano, pelas suas ações e como ele se relaciona com o tempo. O positivismo por anos enclausurou a história no campo dos marcos e reprodutores do documento. Mais importante que a simples leitura do documento são as perguntas que podemos realizar ao mesmo. Pois os textos ou os documentos arqueológicos, mesmo os aparentemente mais claros e mais complacentes, não falam senão quando sabemos interrogá-los (…) Em outros termos, toda investigação histórica supõe, desde seus primeiros passos, que a busca tenha uma direção (…) (BLOCH, Marc. p. 79).

Por anos, as comunidades foram excluídas dos debates referentes à sua história, sendo vistas como receptoras dos dados levantados pelos pesquisadores. E é exatamente por isso que a atual historiografia, especialmente a ligada à preservação do Patrimônio Cultural e à memória, busca reparar tal processo. Para a correta qualificação do bem cultural em estudo devem ser levados em conta aspectos políticos, socioeconômicos, técnicos e artísticos que, direta ou indiretamente, possam estar relacionados com a sua concepção, construção ou existência. Ouvir a sociedade, durante o processo de patrimonialização de um bem cultural, é fundamental não só para embasar as justificativas de tombamento ou registro como também garantir sua efetiva preservação.

A comunidade é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, se não no interesse da própria comunidade, a qual compete decidir sobre sua destinação no exercício pleno de sua autonomia e cidadania. (Patrimônio cultural: educação para o patrimônio cultural. p. 39).

Tal atividade de escuta pode ser observada na exposição “Povoado, Vila e Cidade”, anteriormente citada, sendo a mesma um exemplo de divulgação científica em conjunto com a participação popular na construção de um marco civil para os munícipes. A proposta de uma votação para uma possível escolha de data de aniversário da cidade, após a divulgação das pesquisas realizadas, traz para a comunidade o protagonismo como detentores da memória da Cidade de Campos dos Goytacazes.

Artigo por Leonardo Alves, Diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Inepac / Foto: Gui Maia.

Bibliografia:

Facial shot’s a must. Furthermore, an article may appear in print even if a majority of JAMA’s reviewers recommends against publication, provided that the editor decides in its favor. She has completed two dissertations focusing on the impacts of professional athlete burnout, and analysing conversations between psychologists and clients to improve treatment recommendations pegging strapon dating sites. Mega pack 8 – torrent download list torfinder.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
ESCOCARD, Graziela. Quando Campos dos Goytacazes nasceu? Um breve percurso por sua história. Disponível em: Quando Campos dos Goytacazes nasceu? Um breve percurso por sua história… – Terceira Via Terceira Via (jornalterceiravia.com.br). Acesso em 28 de março. 2022.
LEITE, Pereira Pedro. O Paradoxo da memória e o impasse do projeto antropológico. Disponível em: https://globalherit.hypotheses.org/1448. Acesso em 28 de março. 2022.
MACHADO, Rhuana. Mostra “Povoado, Vila e Cidade” está em cartaz na Câmara de Campos. Disponível em: Mostra “Povoado, Vila e Cidade” está em cartaz na… | Na Balança NF (nabalancanf.com.br). Acesso em 28 de março. 2022.
SOUZA, Sergio Linhares Miguel (org). CARVALHO, Evandro Luiz de (org). Patrimônio cultural: educação para o patrimônio cultural/Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro, 2014.