fbpx

Artistas do Rio de Janeiro terão oportunidade de realizar oficina livre na Residência Artística do Theatro Municipal

Inscrições serão abertas neste sábado e aulas acontecem na próxima semana


Em comemoração ao Dia do Artista de Teatro, celebrado neste sábado (19/08), a I Residência Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai abrir 20 vagas para duas oficinas livres que serão realizadas na próxima semana: “Introdução à mímica corporal dramática” e “A técnica vocal a serviço da boa fala”. O espaço é destinado a artistas de todo o estado e as inscrições devem ser feitas das 10h do dia 19 até às 12h do dia 21, através de formulário online.

Os selecionados vão passar por um dia de vivência na Residência, em um ambiente construído para potencializar o fazer artístico por meio da troca coletiva, com o auxílio de profissionais renomados do setor cultural.

“Neste dia de celebração aos artistas que fazem o teatro acontecer, estamos aqui para exaltar esta classe e abrir oportunidade para que mais pessoas tenham acesso aos serviços prestados na Residência. Nossa gestão é pautada na democratização e na valorização dos artistas fluminenses”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Danielle Barros com os artistas da Residência / Foto: Daniel Ebendinger

A primeira oficina, “Introdução à mímica corporal dramática”, será ministrada pelo ator, diretor e professor de teatro, Gustavo Damasceno. Ela vai abordar a decomposição dos movimentos, treinamento das gamas corporais, bem como outras ferramentas dessa técnica, com intuito de despertar a consciência das possibilidades do corpo. A aula será realizada no dia 22/08.

Já a segunda, “A técnica vocal a serviço da boa fala”, buscará auxiliar os atores a se expressarem através da fala, de forma saudável, alcançando boa projeção e sem prejuízo do aparelho vocal. A aula será realizada pelo tenor e diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero, na próxima quinta (24/08).

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2kzeK2hyhd_Ladt8ox1n_oB9WpV0wqQigKzkptQD9_XWXYA/viewform.

Sobre a Residência

Neste ano, pela primeira vez, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro promoveu uma Residência de Artes Cênicas para artistas de todo o estado. Durante cinco meses, os participantes vivenciaram a prática teatral através de oficinas e aulas de investigação cênica, vocal e corporal, com profissionais residentes dos Corpos Artísticos do TMRJ e artistas convidados.

A jornada contou com 24 atores e atrizes residentes neste espaço centenário e culminou na apresentação do primeiro espetáculo de teatro produzido dentro do próprio TMRJ em 114 anos, intitulado “Terceiro Sinal”, que foi realizado em julho, mês de aniversário da casa. A história contou a relação entre as artes cênicas brasileiras e o próprio Theatro, passeando por três tempos históricos: passado, presente e futuro.

Foto: Daniel Ebendinger

Um dos artistas participantes da residência, Guto Júnior, 44 anos, de São Gonçalo, conta que a experiência foi muito importante para sua carreira e tem ajudado a abrir portas. Segundo ele, que é pai de Alef, 17 anos, e Felipa, 7, nunca é tarde para recomeçar.

“Eu estava afastado dos palcos há muito tempo, trabalhando com a arte na parte mais administrativa e educacional. Quando vi a oportunidade, me inscrevi despretensiosamente e pensando que não passaria, pois estava muito enferrujado. As lutas que eu enfrentei me fortaleceram para chegar até aqui”, revela Guto, que atualmente trabalha como professor de teatro e assistente de arte para produtoras de filmes, além de realizar desenhos e maquiagem artística em eventos.

Guto Junior em cena em Terceiro Sinal / Foto: Daniel Ebendinger

A temporada da I Residência de Artes Cênicas do Theatro Municipal se encerra agora, em agosto, com a realização das oficinas livres.