fbpx

Artesanato do Estado presente em Feiras Internacionais

Comitiva vai representar trabalhos manuais em feira de Portugal


Artesãos do estado do Rio de Janeiro estão realizando uma imersão em feiras internacionais do segmento, nas cidades de Lisboa e Cascais, em Portugal. A comitiva fluminense já participou de exposições e rodadas de negócios para potencializar a economia criativa do setor. A iniciativa conta com apoio da Federação da Indústria e do Comércio do Estado do Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj).

A agenda começou na Feira Internacional do Artesanato (FIA) em Lisboa, que teve início no sábado (24/6) e conta com expositores do Rio de Janeiro. A Cultura do Estado também está participando da 58ª edição da Feira de Artesanato do Estoril, que acontece entre junho e agosto. Com mais de 100 mil visitantes anuais, o evento é considerado a mais antiga feira de artesanato de Portugal e terá apresentação da política de apoio ao artesanato cultural fluminense, que já contou com investimento de mais de R$ 18 milhões nos últimos anos.

“O artesanato cultural faz parte da indústria criativa do nosso estado, gerando emprego, renda e oportunidade para os profissionais, que através do seu talento manual valorizam as vocações dos seus territórios e manifestam sua arte. O artesanato fluminense é uma potência e poder levar esta iniciativa para outro continente reforça o compromisso do estado em promover o Rio de Janeiro em todas as frentes”, destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Artesãos vivenciarão experiência imersiva

Na FIA serão expostos materiais feitos a mão por artesãos fluminenses, com representação de todas as regiões do estado. Durante oito dias, os artesãos irão expor seus produtos e terão rodadas de negócios e criatividade, com troca de experiências com artesanatos de outras nacionalidades. A iniciativa conta com o patrocínio da Fecomércio junto à Faerj, que representa mais de 20 associações espalhadas em todo estado.

Artesão fluminense exibe mostra

O artesanato fluminense também terá representação em Lisboa, capital portuguesa, com a exposição “Territórios Afetivos 200 + 1”, do artista plástico Cocco Barçante, que é natural de Petrópolis e criador do Museu do Artesanato do Rio. O evento conta com apoio do Governo do Estado do Rio e mostrará peças feitas por artesãos de sete cidades fluminenses. Em Portugal, Cocco mostrará um pouco da brasilidade nas peças que exaltarão não só as influências e identidades comuns entre as duas nações, mas, também, as características que as diferenciam, evidenciando a diversidade, sem deixar de confirmar o forte laço que une os dois países.