nuvem de tags

anna-maria-niemeyer   cafe-pequeno   caprichosa   espaco-social-codigo   italia   momento-italia-brasil   otavio-junior   posteridade   tags   thomas-vinterberg

nuvem de tags
Notas

Neste sábado (20/12), às 20h, acontece o evento Luz de Natal na cidade de Vassouras, com a presença da Orquestra Maré do Amanhã. Grátis. Praça Eufrásia Teixeira Leite, em frente à Câmara Municipal.

17/12/2014

O 13º Prêmio Arco Iris de Direitos Humanos, será entregue nesta segunda-feira, 15 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Laura Alvim. O preço é simbólico: cinco reais a inteira.

15/12/2014

Focado em inovação, interatividade e redes sociais, festival #Eutonanuvem chega a sua segunda edição no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, nos finais de semana entre 13 e 21/12. Grátis.

12/12/2014

Neste sábado (13), de 9h às 18h, acontece o evento Agência de Redes - Ocupa MAM, nos pilotis do museu. Haverá exibição de filmes, dança de salão e break, debates e performances. Grátis.

12/12/2014

todas as notas

Os passos da dança no Youtube

Rede de vídeos guarda registros preciosos da história da coreografia

Artigos 30.05.2010 deixe aqui seu comentário

Serpentine Dance, coreografia de Louie Fuller, foi um dos primeiros registros, feito pelos lendários irmãos Auguste e Louis Lumiére  (Crédito: Reprodução You Tube)

Até o século XIX, a dança era uma modalidade artística exclusiva da nobreza e apenas o rei e sua côrte podiam apreciar as histórias encenadas pelos bailarinos. Os tempos são outros e a dança também. Os bailarinos deixaram de se apresentar exclusivamente para os ricos e tomaram os teatros, depois as ruas e hoje qualquer espaço (público ou privado) pode servir de cenário para uma performance de dança.

Em outra frente, o desenvolvimento tecnológico permitiu que as apresentações pudessem ser gravadas. Hoje, o youtube surge como uma importante ferramenta de informação e de pesquisa para quem se interessa pela história da dança.

Por se tratar de uma forma de arte extremamente visual, a dança invade a rede com toda a força. É possível encontrar trechos de espetáculos de todas as épocas, funcionando como um rico acervo audiovisual público. Entendendo que o youtube se tornou uma das melhores formas de divulgação do século XXI, muitas companhias já disponibilizam os próprios espetáculos (gravados profissionalmente) na rede. Muitas delas até já criaram seus próprios canais, como o Grupo Corpo (MG), o Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC), a Quasar Cia. de Dança (GO) e a São Paulo Cia. de Dança (SP), por exemplo.

Mas é claro que nem tudo é perfeito no mundo virtual. Ainda há muitas gravações amadoras e mal feitas se misturando aos registros feitos por profissionais. Há gravações tão ruins que às vezes fica difícil até entender o que está acontecendo no palco. Outro problema é a falta de informações. Muitas vezes, nem os vídeos das companhias trazem informações mínimas, como local e data de apresentação ou a data de criação do espetáculo.

Na era da informação digital, em que (quase) tudo está disponível na grande rede, o youtube ganha uma importância histórica sem precedentes: hoje, é fácil encontrar lá vídeos de momentos importantes da trajetória da dança através dos anos e estilos. São vídeos dos primórdios da dança moderna recuperados, como Serpentine Dance, coreografia de Louie Fuller, um dos primeiros registros da dança moderna, feita pelos lendários irmãos Auguste e Louis Lumiére.

Pelo youtube, também é possível conhecer o trabalho do mestre Kazuo Ohno, que morreu nesta terça-feira (1 de junho), aos 103 anos, um dos precurssores do butoh, dança milenar japonesa; a dança-teatro de Pina Bausch; e a técnica incomparável de William Forsythe; os incríveis experimentos que mesclam dança e tecnologia de Merce Cunningham e John Cage; e os movimentos de vangarda de Martha Graham. Outro momento de destaque que pode ser visto na internet é a interpretação de Rudolf Nureyev para "L'Après-midi d'un Faune", de Claude Debussy (http://www.youtube.com/watch?v=Ncz-D1Vf13M) Momentos da história da dança a que nós poderíamos nunca ter acesso não fosse a rede de vídeos.

Apesar de todas as facilidades, a internet ainda não conseguiu substituir uma coisa: a emoção de se assistir a um belo espetáculo de dança ao vivo.

Colaboração de Isabella Motta

tags