Secretaria de Cultura no Twitter  Secretaria de Cultura no YouTube  Secretaria de Cultura no Facebook

Núcleo de Cultura nas Escolas

Projeto de criação de núcleos culturais dentro das escolas estaduais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

Sobre

Pinturas e grafites estão na pauta dos núcleos de cultura
mais fotos
Parcerias

Apresentação



O Núcleo de Cultura das Escolas estimula atividades culturais nos colégios da rede estadual de ensino. Para isso, oferece equipamentos multimídia para a realização de oficinas e cineclubes, por exemplo. Também leva especialistas de diferentes áreas — do grafite à gastronomia — para ministrar palestras e workshops. E organiza espaços, dentro das escolas, para acervos e laboratórios.

Desta forma, amplia o acesso às expressões culturais não apenas dos alunos, mas também de professores e funcionários. Como o próprio nome já diz, o projeto cria núcleos que possibilitam que educadores ampliem e fortaleçam seu trabalho de formação de jovens para o exercício da plena cidadania.

Cada Núcleo de Cultura conta com uma equipe formada por animadores culturais e gestores indicados pela própria escola, uma vez que o projeto procura respeitar a identidade de cada colégio e o universo de interesses que ali já frutifiquem. Além disso, os Núcleos são dotados de equipamentos multimídia para o desenvolvimento de projetos e oficinas em áreas como leitura, cultura digital, linguagem audiovisual, educação ambiental, artes visuais, artes cênicas, música, dança, memória, gastronomia e moda.

A grade de atividades prevê cursos, oficinas, palestras, visitas guiadas e projetos dentro e fora da escola, além da formação de redes cooperativas de produção, experimentação e aprendizagem. Os espaços são estruturados com laboratórios digitais, bibliotecas e ateliês de produção artística, com acervos de livros, filmes e CDs que formam um painel representativo da cultura brasileira e mundial.