Secretaria de Cultura no Twitter  Secretaria de Cultura no YouTube  Secretaria de Cultura no Facebook
Cinema para Todos

O programa Cinema para Todos integra o plano estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com o ICEM – Instituto Cultura em Movimento com o objetivo de estimular e democratizar o acesso dos alunos e professores da rede estadual aos cinemas.

Sobre

Alunos aguardam o inicio da sessão.
mais fotos
Vídeos

As Secretárias de Estado de Cultura e de Educação, Adriana Rattes e Tereza Porto, falam sobre o Cinema para todos


mais vídeos
Parcerias

Apresentação



O Cinema Para Todos já levou mais de um milhão de alunos e educadores às salas de cinema e é uma das ações mais relevantes nas áreas de difusão da cinematografia nacional e de formação de público.

DISTRIBUIÇÃO DE VALES-INGRESSO E SESSÕES AGENDADAS

Sua principal ação é a distribuição gratuita de vales-ingresso a alunos e professores da Rede Pública Estadual de Ensino. Os vales podem ser trocados nas bilheterias de qualquer uma das 65 salas participantes. São válidos para filmes nacionais em cartaz em qualquer dia da semana, incluindo feriados e férias. Os alunos e educadores ainda podem levar um acompanhante para curtir a sessão!

Além da distribuição de vales ingressos, as escolas também podem solicitar sessões especiais para grupos de alunos na sala de cinema. O agendamento pode ser feito por e-mail: agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou por telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647).

Ao longo das suas três edições, o programa atendeu 1.050 escolas, exibindo cerca de 100 filmes e levando ao cinema mais de 708.000 pessoas. A meta da 3º Edição é distribuir 2 milhões de vales-ingresso nas escolas estaduais dos 27 municípios que possuem salas comerciais de cinema.

OFICINAS DE VIDEOINTERATIVIDADE

Outras ações do CINEMA PARA TODOS são as Oficinas de Videointeratividade ministradas em cada um dos 27 municípios participantes com o objetivo de instigar a reflexão em torno de imagens em movimento, a partir da experiência de produzir um filme com ferramentas tecnológicas que estão ao alcance dos alunos e professores e do contato com diversos tipos de filmes. Os vídeos produzidos podem ser vistos na Galeria de Vídeos (http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br/site/oficinas/galeria-de-videos/) e participam de um concurso de premiação, além de serem enviados a festivais de cinema no Brasil ao longo do ano.

ENCONTROS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS

Além disso, o CINEMA PARA TODOS produz materiais pedagógicos que podem ser baixados pela internet (http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br/site/material-pedagogico/material-pedagogico/) e realiza Encontros Pedagógicos exclusivos para professores e diretores da rede. A proposta é desenvolver um repertório de experiências a partir dos filmes em sala de aula, contribuindo para a formação cultural dos professores e alunos.

REDES SOCIAIS

As redes sociais também não ficaram de fora desta nova edição: diversas campanhas e promoções são veiculadas regularmente com o propósito de estreitar ainda mais a relação do CINEMA PARA TODOS com os alunos e educadores da rede pública estadual.

CINECLUBES NAS ESCOLAS

Nesta 3º edição, o programa contará ainda com o Circuito de Cineclubes que pretende oferecer novos espaços de exibição com a implantação de cineclubes nas escolas da rede pública estadual de ensino. Trinta escolas do estado do Rio de Janeiro já foram selecionadas, entre elas, uma unidade sócio-educativa do DEGASE/DIESP voltada para jovens em conflito com a lei que, deve, dar início sessões sistemáticas de cinema, ao longo do próximo semestre.

Os 27 municípios, com salas de cinema, já beneficiados pelo Cinema Para Todos são: Angra dos Reis, Araruama, Armação de Búzios, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Além desses municípios, o CINEMA PARA TODOS chegará pelos Cineclubes nas escolas em outros 23 municípios que ainda não possuem salas de cinema: Iguaba Grande, Maricá, Engenheiro Paulo de Frontin, Seropédica, Miguel Pereira, Sapucaia, Resende, Rio Claro, Queimados, Belford Roxo, Itaocara, Laje de Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Cardoso Moreira, Cachoeiras de Macacu, Magé, Tanguá, Cantagalo e Cordeiro.

Saiba mais sobre o Cinema para Todos visite o site: www.cinemaparatodos.rj.gov.br