fbpx

Museu Antônio Parreiras


Inaugurado, em 1942, como o primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro, no Brasil, dedicado à memória de um artista, o Museu Antonio Parreiras (MAP) é sediado na antiga residência da família do pintor, no bairro do Ingá, em Niterói.

Seu acervo foi constituído com a aquisição, pelo governo estadual, de um conjunto significativo de obras do próprio Antonio Parreiras e de outros artistas contemporâneos a ele. A coleção forma um expressivo panorama temático ligado à pintura de paisagem, pintura de gênero, retratística, nus – em especial, femininos – e pintura histórica.

A esse acervo inicial foi acrescida a coleção pertencente ao antigo Departamento de Difusão Cultural, composta por obras premiadas nos Salões Fluminenses de Belas Artes, e o acervo do geógrafo e pesquisador Alberto Lamego, formado por trabalhos de artistas estrangeiros, ambos incorporados em 1951.

Atualmente, está fechado à visitação para obras de restauração e requalificação. A proposta é renovar toda a concepção do MAP, desde a estrutura de gestão à programação, ampliando a função social do museu. Enquanto não reabre as portas ao público, o MAP permanece ativo através da conservação de seus acervos, na cessão de imagens e de obras para exposições em outros espaços, por meio de um site onde o público tem acesso a informações sobre a instituição e seu acervo, e no atendimento a pesquisadores (o agendamento precisa ser feito pelo e-mail map.museologia@gmail.com).

Endereço: R. Tiradentes, 47 – Ingá, Niterói – RJ, 24210-510

Telefone: (21) 2717-1414

E-mail: map.comunicacao01@gmail.com